terça-feira

Amigos: por onde andam eles?


Existe um ditado que diz morremos como viemos ao mundo: sozinhos (com exceção dos gêmeos, claro). Fico me perguntando se realmente é assim. Será? Ao longo de nossas vidas, sejam elas curtas ou não, nós conhecemos tanta gente, como podemos morrer sem a presença de nenhum deles? Enfim, levando nosso papo adiante, meu post de hoje é sobre amizade. Essa coisinha que às vezes nós esquecemos e passamos por cima. Amigos são criaturas engraçadas. Mesmo quando são sérios. Eles estão sempre ali quando precisamos, ou pelo menos esperamos que eles estejam.

Não é fácil ser amigo de alguém. Digo isso por quê o ser humano é muito complexo. Complexo até demais. Muitas vezes quando você pensa estar agradando está provocando exatamente o oposto. E a gente fica sem jeito de dizer a verdade ao amigo e acaba deixando que ele continue sem noção.  O ser humano é falso por natureza. Mesmo quando não quer, ele acaba se distraindo e quando vê, ops, já pensou o que não devia. Imagina se Deus desse o poder de ler mentes para nós? Nossa senhora, que puta confusão não ia ser. Muita gente seria linchada, e eu confesso que seria uma das vítimas.

Amizade quer dizer dedicação. Não quer dizer que você tenha que viver apoiando a pessoa o tempo todo, mesmo ela estando errada, Quer dizer que você tem que apoiá-la deixando clara sua posição perante os fatos. Um bom amigo não oculta os mal feitos do outro. Muito pelo contrário, o objetivo de um amigo em sua vida é simplificá-la.

Amizade tem a ver com saber lidar com as distâncias. Hoje me pego a pensar em muitas pessoas que em determinados momentos da minha vida foram imprescindíveis e que hoje só me lembro delas vez ou outra. Aí eu me pergunto: era amizade mesmo? Desenvolvi uma tese para essa questão. Ei-la: algumas pessoas se fazem de tal maneira presentes em nossa vida, que acabam por marcá-la de uma forma definitiva, tendo assim um lugar especial na sua história. Essa marca permanece mesmo que essas pessoas não façam mais parte do seu dia a dia.

Amizade não pode sufocar. Ta bom que é muito gostoso ter um amigo que te faz se sentir bem, que te diverte, que te salva do sufoco. Mas é preciso delimitar limites nessa relação de amizade. Parece radical? Não é. Digo isso por que é extremamente sufocante ter uma pessoa que por ser seu amigo se acha no direito de controlar sua vida. Amigo não significa dono. Você deve deixar seu amigo ser feliz, e viver. Conhecer outras pessoas ou mesmo se tornar amigo de outras pessoas não vai fazer dele menos seu amigo. Mas um ciuminho básico pode por ninguém é de ferro.

Parentes são pessoas que Deus joga no seu destino sem que você possa reclamar (ou até pode, mas não sei se vai adiantar muito, afinal de contas você já nasceu mesmo!), mas amigos são pessoas que surgem em seu destino para que você possa acrescentar algo de bom em si mesmo. Nós aprendemos com nossos erros e os verdadeiros amigos nos ajudam nesse aprendizado. Erram conosco, vibram com nossas vitórias, choram nossas derrotas, e acima de tudo, caminham conosco lado a lado, nos empurrando pra frente.


Um abraço a todos os meus amigos. Aos que passaram pela minha vida e aos que continuam. Aos que se foram, aos que estão e aos que virão, a todos um caloroso abraço!



Nenhum comentário: