segunda-feira

Nós somos as sombras das nossas decisões.

Acabei de ler essa frase aí de cima num livro chamado Doidas e Santas, da escritora Marta Medeiros, autora de Divã. E ela me fez refletir sobre as decisões que somos obrigados a tomar durante toda a nossa vida. Escola, amigos, pais. Tudo e todos influenciam no nosso futuro. Sabe meu amigo, eu nunca gostei de ser mandado. Quer dizer, eu não sou do tipo que comanda. Em certas ocasiões eu preciso de um estopim, alguém que me traga à realidade, que me incentive, pra poder continuar minhas tarefas. Isso pode soar como preguiça para uns, mas não, é somente a inaptidão para o comando. Eu já comandei algumas coisas. Bem poucas pra falar a verdade. Fico me imaginando daqui a um tempo, eu em sala de aula, quando, finalmente, minha graduação (chatérrima!!) acabar. Tenho absoluta certeza de que serei um péssimo professor. Sério. E sabe por que? Porque eu não consigo funcionar sabendo que tem alguém me julgando e me analisando o tempo inteiro. Ora, mas na vida você vai encontrar gente te analisando o tempo inteiro, você deve dizer. Eu sei. Mas é como diz o ditado: o que os olhos não vêm o coração não sente! Que se dane que falem de mim, contanto que eu não saiba... Eu acredito que o professor tem que ser um instrumento para apresentar seu pupilo (desde que eu descobri que “aluno” significa “sem luz” eu passei a procurar outros sinônimos para não ferir os sentimentos de alguém) ao mundo e fazer com que aquele projeto de gente realmente se projete e floresça nessa sociedade cada vez mais desafiadora e engolidora de gente. Nossas decisões pesam sempre por que querendo ou não, elas sempre trazem conseqüências. Eu estou num momento na minha graduação em que eu acho tudo chato! Turma chata, professores chatos, matérias insuportáveis, enfim, um saco! Mas eu tenho que voltar a mim logo, logo! Me lembrei da minha época de vestibular, do meu desejo de entrar na Escola de Teatro... Acho que vou me curar, temporariamente, que fique claro, da minha indulgência. Preciso disso. Minha decisão vai reverberar somente em mim. Vou crescer. Ou melhor. Vou crescer mais!!

Nenhum comentário: