segunda-feira

Melhores do Ano!



Acabou agora a pouco a premiação dos melhores do ano no programa do Faustão.Curti pra caramba! Aliás, eu adoro premiações: Oscar, Grammy, Latin Grammy, Melhores do Ano, Troféu Imprensa, Prêmio Contigo, enfim, toda e qualquer premiação artística eu gosto.Esse ano tive o prazer de ver meus candidatos ganharem. Geralmente sempre quando eu torço pra alguém esse alguém perde. Pé frio total. Mas esse ano deu quase tudo certo.

Na categoria cantor eu confesso que fiquei decepcionado. Torcia por Seu Jorge, mas ganhou Padre Fábio de Mello. Sem comentários.

Jornalismo. Esse ano competiam (novamente) Patrícia Poeta e Tadeu Schimitd, com a presença estelar de William Bonner, já que ano passado os dois já citados anteriormente concorreram com a brilhante Fátima Bernardes. Willian ganhou, fiquei satisfeito, mas embora confesse a minha torcida por Patrícia Poeta.

Esporte. Adriano? Ronaldo? Não achei nada que relevasse essas indicações. Mesmo assim, foi justa e honrada a vitória de César Cielo, um grande achado do nosso atletismo, vide o blefe que foi com meu xará Thiago Pereira.

Grupo ou dupla musical. Torci ardorosamente pelo Skank, grupo que eu passei a amar há pouco tempo. Eles concorriam com Exaltasamba e Victor e Léo, que levaram a estatueta para casa. Não cheguei a ficar puto, mas eu preferia Skank.

Revelação Musical. Cara, eu tinha certeza que seria Maria Gadú! Já dava como certa a vitória dessa pequenina de voz potente, por isso fiquei de cara com a vitória do Luan Santana. Mas ele realmente se destacou pra caramba no meio fonográfico.

A categoria que lavou minha alma esse ano foi Melhor Cantora. Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Tânia Mara eram as concorrentes. Outra vitória que eu já dava como certa, era a de Ivete nessa categoria. Caí do cavalo, e com muito bom gosto diga-se de passagem, com a vitória de Claudinha, que cantou minha música querida (As Máscaras). Mas o que eu mais gostei, foi de ver a relação super amistosa das duas grandes estrelas baianas. Eu devo ressaltar que não acredito nessa maledicência que a imprensa inventa, nessa suposta rivalidade que ficam criando, o que faz com que os fãs de ambas briguem e vivam nesse clima tenso. Adorei ver Ivete e Claudinha abraçadas e mostrando que não existe nenhuma rivalidade maléfica como insistem em dizer. Ganhei minha noite.

Vamos agora para minhas categorias favoritas: as categorias de atuações.

Vamos começar por ator\atriz mirim. Ano passado não teve nenhuma criança que se destacasse muito na telinha. Os pequenos Cadu Pascoal e Karina Ferrari, de Caminho das Índias, não fizeram grande coisa na novela. São bonitinhos e só. Klara Castanho arrasa na telinha desde setembro do ano passado como a terrível Rafaela da novela Viver a Vida. Esse ano realmente foi da pequena que vem arrasando na novela, contracenando com gente do calibre de Tais Araújo, Giovanna Antonelli e José Mayer. Essa pequena vai longe. Espontânea e cativante Klara é um talento nato.

Ator coadjuvante eu já esperava a vitória de Bruno Gagliasso. O esquizofrênico Tarso, de Caminho das Índias foi um dos seus maiores, senão seu maior, momento na tv. Dira Paes recebeu, muito merecidamente o troféu de atriz coadjuvante. A Norminha foi um alvoroço em 2009, saindo da sombra da falsa beata Creusa (Juliana Paes) de América (2005), também da autora Glória Pérez. Norminha evoluiu a ponto de monopolizar atenções e dividir opiniões. Mais um mérito a Dira, que é uma atriz excepcional. E olhe que suas concorrentes ao prêmio tinham iguais chances de ganhar, tanto Cléo Pires, pela invejosa Surya, e Letícia Sabatella, com sua psicopata Yvone. Mas deu Dira na cabeça.

Ator Revelação foi Mateus Solano. Eu torcia por Marco Pigossi, o Cássio de Caras e Bocas, mas Mateus levou o prêmio pelos gêmeos de Viver a Vida, e pelo seu Ronaldo Bôscoli, de Maysa.

Atriz revelação foi a ótima Adriana Birolli, pela Isabel, de Viver a Vida. Foi uma revelação mesmo. A Isabel é responsável pelas melhores cenas de briga da novela. Suas concorrentes eram Bárbara Paz, que está muito bem como a alcoólatra Renata, e Paloma Bernardi, pela Mia. Das três, Adriana realmente é a revelação do ano.

Ator. Essa foi uma zebra total. Eu esperava a vitória de Rodrigo Lombardi, o Raj de Caminho das Índias, ou até mesmo o recordista de vitórias Tony Ramos, pelo Opash. Mas deu Eriberto Leão, o Zeca, de Paraíso. Foi um prêmio que eu não esperava. Fiquei de cara também.

Em Atriz se deu a já esperada vitória de Alinne Moraes. Lília Cabral vem fazendo um trabalho excelente como a Tereza de Viver a Vida. Arrisco a dizer que Lília é nossa Meryl Streep. É daquelas atrizes que sabe o que fazer com um papel. Ela transforma um papel coadjuvante em uma força poderosa que chama a atenção em qualquer elenco que ela estiver. Lília é uma deusa. Juliana Paes teve um 2009 emblemático. Saiu de uma novela de sucesso (A Favorita) para protagonizar uma outra ambiciosa, mas que conquistou o público. Sua personagem, Maya, teve nuances que foram muito bem exploradas por Juliana. Mas apesar disso, o ano foi de Alinne Morais. A personagem Luciana virou o mote principal da novela das oito, roubando a cena da protagonista Helena (Taís Araújo). A tetraplegia da personagem fez o público ficar grudado na tv e torcendo por seu romance com o médico Miguel (Mateus Solano).

Pois bem, esses foram os vencedores desse ano, eu adorei a premiação, foi um barato. Agora é só esperar o ano que vem. Acho que falta incluir as categorias Melhor Novela, Melhor Autor(a), Melhor Seriado e Melhor Diretor. Quem sabe no futuro heim?

Já no Troféu Imprensa os vencedores foram:

Melhor Cantor: Roberto Carlos
Melhor Cantora: Ivete Sangalo
Apresentadora: Angélica
Apresentador: Rodrigo Faro
Programa Humorístico: Pânico na Tv e CQC
Programa de Entrevista: Alta Horas
Música do Ano: Você Não Vale Nada, Calcinha Preta
Programa Jornalístico: Profissão Repórter
Novela: Caminho das Índias
Atriz: Lília Cabral
Ator: Tony Ramos

Parabéns aos indicado e aos vencedores.

Nenhum comentário: