terça-feira

Definitivamente Maria Adelaide Amaral entrou pra minha lista de referências literárias. Já admirava essa portuguesa de alma brasileira que anualmente brinda a Tv brasileira com programas de alto teor estético e cultural. Fiquei em estado de estupor assistindo trabalhos seus como JK e A Casa das Sete Mulheres. Mas de todos os trabalhos de Maria Adelaide, o meu favorito é Queridos Amigos, de 2009. A minissérie é uma obra linda baseada no livro “Aos Meus Amigos”, da própria Maria Adelaide. Não perdi nenhum capítulo, e fiquei querendo mais quando acabou. Como um bom fã de drama, eu fucei bibliotecas e mais bibliotecas à procura do livro. Mas não achei. A história (do livro) se passa quando Léo (na série interpretado por Dan Stulbach) se suicida. É o estopim para o reencontro dos amigos dele, que estão envoltos nas suas próprias vidas:

Lena (Débora Bloch) é uma mulher que viveu intensamente sua paixão por Ivan (Luiz Carlos Vasconcelos), um homem casado. Nesse momento o relacionamento acabou, mais por uma iniciativa de Lena do que de Ivan. Bia (Denise Fraga) é apaixonada por astrologia e ocupa seu tempo em produzir mapas astrais. Nunca se casou, só tem relacionamentos volúveis. Tem uma péssima relação com a mãe, dona Iraci (Fernanda Montenegro). Benny (Guilherme Weber) é um bom vivant. Dono de um cartório de herdou do pai, vive muito bem e tem um desejo por garotos. Seco e sarcástico, tem o hábito de dizer as verdades que os outros não querem ouvir. Flora (Aída Lener) é a ex mulher de Léo. Nunca se sentiu parte do grupo de amigos do ex. Mãe de Chico (André Luiz Frambach), se ressente por não ter sido amada por Léo. Raquel (Maria Luisa Mendonça) é minha personagem favorita, é a típica mulher que se anula, que anula todas as possibilidades para se dedicar à família e ao marido. Seu mundo cai quando o marido Pingo ( Joelson Medeiros) resolve sair de casa para morar com sua amante Lorena (Fernanda Machado). Lúcia (Mallu Galli) vive um casamento feliz com Rui (Tarcísio Filho). Mas seu mundo cai ao descobrir que o marido mantém outra família. Tito (Matheus Nachtergaele) é o ex-marido de Vânia (Drica Morais), que não consegue aceitar a separação. Idealista Tito condena a ex-mulher por casar com um cara burguês, Fernando (Tato Gabus Mendes), a quem julga ser um alienado. E Pedro (Bruno Garcia) é um escritor que fez sucesso no passado e agora caiu no ostracismo.

Como se trata de uma adaptação, nem tudo pôde ser transposto para a tv. Alguns personagens ficaram de fora. Foi o caso de Caio, Adônis, Lauro e Ucha, que acredito ter sido transformada na personagem Karina (Mayana Neiva). Teve também uma mudança nas histórias. Na série, Vânia é ex-mulher de Tito (no livro ela era casada com Pedro e Tito com Lena).

Enfim, esses são os principais personagens dessa história que me comoveu na época da minissérie e me comoveu novamente com o livro. Eu recomendo pra caramba. Desde Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles, que eu não sinto tanto prazer em ler um livro.

Aos Meus Amigos junta-se agora, ao lado de Ciranda de Pedra, Eu Sei Que Vou Te Amar, O Primo Basílio, Mar Morto, Pastores da Noite e Dom Casmurro, ao rol de best sellers que eu recomendo.

Nenhum comentário: