quinta-feira

AVAREZA


Não meus caros senhores que aqui se encontram. Não me sinto à vontade para dividir o que quer que eu tenha com quem quer que seja. Divisão é uma palavra que não se encontra no meu humilde vocabulário. Tenho plena consciência daquilo que me pertence e nada nem ninguém será capaz de tirar de mim, aquilo que me foi dado de bom grado ou que por muito esforço, outrora foi conquistado. Tudo o que é meu é meu, e não dou nada a ninguém. Poupo do ar ao dinheiro, de mim não tiram nenhum vintém. Não abro a mão para nada, nem mesmo para dar tchau, sei dar valor ao que eu tenho, economizo até o sal. Não pratico a caridade, deixo isso para quem gosta de esbanjar, não tenho obrigação com mendigos, menores abandonados, ou que quer que seja. Sofro com descaso daqueles esbanjadores que desdenham da minha precaução em poupar aquilo que conquisto. Ai daqueles que por despeito me acusam de avarento, mesquinho ou até mesmo pão duro. A todos eu ignoro, não me dando o direito de gastar nem mesmo palavras para rebater tão injustas críticas. A esses que têm por hábito gastar seu tempo caluniando pessoas de bem, deixo apenas uma dose mínima do meu desprezo. Não gasto meu tempo com pequenas ninharias como religião, amizade ou até mesmo amor. Sou a favor da praticidade aliada ao bom senso. Pensem comigo: um homem sem dinheiro, mas com amizade pode chegar a algum lugar, porém terá que dividir boa parte do que conquistou com aqueles que o ajudaram a chegar ao topo. Por sua vez um homem que se esforça para chegar ao topo, e no caminho não se deixa envolver com quem quer que seja, pode até demorar para chegar lá, mas quando chegar, não haverá ninguém que venha lhe cobrar direitos. Fazer o bem sem olhar a quem poderia até dar certo caso o “quem” em questão tivesse a dignidade de retribuir com juros e correção monetária todo o investimento social e financeiro nele aplicado. Amigos, amores e Deus, são coisas que podem ficar em segundo plano. Só me apego aquilo que posso ver, tocar e de preferência, possuir. Sou fiel aquilo que tenho, ao que conquistei e ao que desejo conquistar.
  


Nenhum comentário: